Extravagância vibrante do carnaval brasileiro

Feb 21, 2024

O Carnaval (na verdade Carnaval em português) é uma celebração selvagem de comida, álcool, música e diversão. É realizado anualmente alguns dias antes do início da Quaresma, o período de 40 dias de jejum, abstinência e arrependimento que é observado pela Igreja Católica Romana antes da Páscoa. A palavra carnaval vem do latim carne vale, ou “adeus à carne” [fonte: Rosenberg].

Os portugueses trouxeram a prática do Carnaval para o Brasil por volta de 1850, inspirando-a principalmente na tradição parisiense de realizar festas e bailes de máscaras nesta época do ano. No entanto, os brasileiros transformaram-no numa versão exclusivamente sua ao longo do tempo, acrescentando elementos das origens culturais africanas e indígenas do povo. Assim, o Carnaval no Brasil acabou incorporando muitos desfiles, fantasias elaboradas, música, danças e bailes. Também se desenvolveu uma tradição em que as pessoas se vestem em papéis opostos: os homens se vestem como mulheres, os aristocratas se vestem como plebeus, os pobres se vestem como ricos.

O Carnaval é realizado em todo o país; as celebrações variam um pouco por região, mas a celebração do Rio de Janeiro é a mais popular, atraindo anualmente multidões de 500 mil estrangeiros de todo o mundo [fonte: Carnaval do Rio]. Um dos destaques do Carnaval carioca são os desfiles elaborados, encenados pelas principais escolas de samba. As escolas de samba trabalham o ano todo para se preparar para a entrada do desfile de Carnaval, e o imenso Sambódromo (estádio de samba) foi construído especificamente para exibir os desfiles [fonte: Just Brazil].

Embora todos os brasileiros amem o Carnaval, as comunidades negras são seus participantes mais ávidos. Isto provavelmente decorre do amor histórico da comunidade pelo Carnaval, já que os escravos africanos eram libertados anualmente durante a duração do festival. No Rio, os moradores das favelas (em sua maioria negras) da cidade são especialmente apaixonados pelo Carnaval, ingressando em escolas de samba e trabalhando duro nas fantasias. Para eles, o carnaval e o samba são tão queridos e importantes quanto o futebol [fonte: Carnaval do Rio].

Postagens relacionadas